Sucesso dentro e fora da igreja - Aline Barros



Aline Barros é a cantora gospel de maior sucesso do país: já vendeu quase três milhões de CDs e DVDs em 20 anos de carreira

Casada com o ex-jogador de futebol Gilmar Santos e mãe de Nicolas, de 5 anos, a cantora gospel Aline Barros já venceu por três vezes o Grammy Latino. O sucesso se confirmou quando ela foi escolhida para participar da trilha sonora da novela Duas Caras, da Rede Globo, com a música “Recomeçar”. Viva! Mais conversou com Aline. O bate-papo você confere agora:

Como foi sua infância?

Minha infância foi na Penha, um bairro simples do RJ, mas foi muito divertida! Criança é sempre criança e me lembro que tinha uma boneca de pano com cabelos de lã chamada Filomena, era minha preferida! (risos). Agradeço muito à Deus por ter me dado pais maravilhosos e uma família e valores eternos. Isso tudo ficou guardado em meu coração e fez muita diferença na minha formação. Sempre valorizo muito a família porque é uma instituição formada por Deus! Uma família estruturada faz muita diferença na vida de uma criança.

Você já era uma cantora consagrada e resolveu trabalhara com criança. Por que?
Desde o início do meu trabalho, já tinha a idéia de gravar alguma música com criança, pelo menos o coro. Então, junto com meus produtores, pensamos em separar uma faixa do CD para que as crianças pudessem participar e foi superlegal. Elas sempre tiveram um carinho especial por mim. Essa identificação foi crescendo e decidi fazer um trabalho especificamente para criança, então, gravei o "É bom ser criança Vol.1". Depois, fiz o volume 2. Aí, casei, tive o Nicolas e fizemos o terceiro trabalho infantil que foi o "Aline Barros e Cia.", com o qual ganhei o Grammy Latino.

Como seu filho mudou sua vida?

Muda tudo! Sua forma de pensar e de ver as coisas. Com um filho, você começa a entender mais a cabecinha de uma criança. Você consegue identificar qual a necessidade do universo da criança, o que eles mais precisam, o que mais gostam... Depois que tive o Nicolas minha mente abriu de uma forma enorme. Nesse trabalho, ele foi meu termômetro.

Ele canta suas músicas?

Canta! Ele participou do CD e do DVD, orando, cantando, falando... Tem um personagem, o Nick, que criei baseado nas características dele. É um menininho que gosta de futebol.

É você quem decide as músicas que vão entrar no CD?
Eu e o meu produtor (Rogério Vieira) fazemos a escolha juntos, inclusive, tem músicas minhas também.

“Muitas vezes, quando deixamos prevalecer o medo, ele nos paralisa. Eu pude superar tudo isso com a força de Deus, crendo que Ele agiria de forma milagrosa na minha vida”

O que é mais prazeroso: cantar para crianças ou adultos?

Embora o objetivo seja o mesmo, passar princípios, valores e falar do amor de Jesus, são públicos completamente diferentes. Amo trabalhar para os dois. Tenho um carinho e um zelo muito grande quando vou fazer um trabalho específico para criança.

Em 2004, você quase perdeu a voz. O que aconteceu?

Passei por um problema muito sério na minha voz e foi um dos momentos mais difíceis da minha vida. Tive uma fenda nas pregas vocais e fiquei com 5% da minha voz. Logo depois que ganhei o Nicolas, comecei a detectar que minha rouquidão não melhorava. Fiquei com medo de não conseguir mais cantar, mas também foi um tempo de muita reflexão, aprendizado e amadurecimento. Muitas vezes, quando deixamos prevalecer o medo, ele nos paralisa. Eu pude superar tudo isso com a força de Deus, crendo que Ele agiria de forma milagrosa na minha vida. Pude ver esse milagre acontecer na minha vida de forma muito especial. Deus estava cuidando de mim e não deixava prevalecer o medo no meu coração.

Você foi curada?
Fui completamente restaurada. A fono me deu seis meses para, com os exercícios, talvez recuperar minha voz. Em menos da metade do prazo minha voz voltou. Na época, gravava o CD "Fruto de amor". Sempre que ia para o estúdio, orava e pedia a Deus para renovar a minha voz e pude vê-Lo colocar as mãos nas minhas pregas vocais. Minha voz voltou perfeita.

Você nem precisou fazer os exercícios que a fono passou?

O tempo que eles me deram foi de seis meses, mas antes de completar três meses já estava com a minha voz perfeita. Foi um milagre de Deus.

Esse foi o único milagre que aconteceu com você?
O que Deus faz na nossa vida já é uma milagre. Quando a pessoa entende quem ela é em Deus, quando ela aceita Jesus e o reconhece como o Salvador da sua vida, existe esse desejo de mudança no seu coração. Você deixa de fazer coisas que, talvez, pela sua força natural, não conseguiria. Isso é um milagre de Deus! No nosso dia-a-dia isso acontece muito. Deus vai lapidando a gente de forma muito especial.

Por determinados aspectos, uma pessoa é mais merecedora de um milagre do que outras?
Todas as pessoas precisam de um milagre. É difícil alguém não precisar de nada. Todo mundo precisa de alguma coisa e busca algo, nem que seja paz interior ou uma alegria verdadeira. Às vezes, a pessoa tem dinheiro, fama e sucesso, mas quando deita a cabeça no travesseiro sente que falta algo que só é preenchido por Jesus. Ele é a medida certa para preencher o coração vazio do ser humano.

O que as pessoas podem fazer para alcançar um graça?
Ter muita fé, acreditar em Deus e pedir, realmente, ao Senhor. Às vezes, me deparo com pessoas pedindo tantas coisas, em tantos lugares, de forma errada, para as pessoas erradas, entrando por caminhos errados e, talvez, não tenham sido respondidas, justamente por causa disso.

Qual é a forma correta de pedir?
As pessoas acham que existe uma fórmula, mas não existe. Você pede do seu jeito, da sua forma, orando, pedindo ao Senhor que faça alguma coisa acontecer na sua vida, mas isso depende do ser humano. Se ele realmente crê e confia no Deus Vivo, no Senhor Jesus, poderá provar o que está pedindo. Deus vai fazer um milagre acontecer na vida dele. Muita gente não recebe as coisas porque não meditam na Palavra, porque não lêem a bíblia e não são instruídas nessa Palavra. Então, se você for obediente a esses princípios, àquilo que está ali na Palavra de Deus, que é um livro que irá te atender em tudo que você precisar, seja qual for seu problema, você vai encontrar uma resposta. A benção são para os obedientes e obedientes são aqueles que amam, que entendem que a bíblia é um manual de vida deixado por Deus para orientar todo e qualquer ser humano, para que a gente possa ser bem sucedido.

“Desde o dia em que entendi o valor e a importância da igreja na minha vida as coisas mudaram absurdamente para mim”

Você se considera bem-sucedida?

Posso dizer que sim, porque tenho feito valer, na minha vida, esses princípios do qual não abro mão, daquilo que está na Palavra de Deus. Tenho uma família linda, um marido abençoado e um filho maravilhoso. Na minha carreira profissional também sou bem-sucedida. Deus tem me feito prosperar e me colocado em lugares que nem imaginava estar.

Você é uma cantora gospel que consegue atingir todos os públicos. Como conseguiu isso?
Minha música é para todas as pessoas sem distinção de raça e religião. Tem gente que não é evangélica e gosta do meu trabalho. Isso significa que existe algo diferente e especial no que faço. Quero passar uma mensagem viva e poderosa capaz de tocar o corações das pessoas. Elas ouvem e cuidam do CD como se fosse um tesouro. Na verdade é, pois a música que canto fala da palavra de Deus.

Ainda existe preconceito contra música gospel?
Acredito que tenha sido uma das primeiras a abrir portas em lugares que nenhum cantor evangélico tenha ido. É sempre um desafio, mas gosto. No dia-a-dia temos que querer novas conquistas para crescer.

Com que freqüência vai a igreja?

Todos os domingos tenho um compromisso com a Comunidade Internacional da Zona Sul, no Rio de Janeiro. Somos Diáconos lá e temos um trabalho específico com os jovens. Desde o dia em que entendi o valor e a importância da igreja na minha vida as coisas mudaram absurdamente para mim.

O que você aprendeu com seus pais, de fundamental, que gostaria de passar para seu filho?
Me lembro até hoje da primeira vez em que cantei em um casamento, tinha cinco anos de idade. Foi uma música bem alta que, hoje, não consigo cantar mais (risos). Nesse dia, meu pai falou: "Filha, não quero que se preocupe com a multidão. Aqui, nada importa. Só importa que você vai cantar para Deus. Então, abra a sua boquinha, fecha seus olhos, comece a cantar, esquece as pessoas que estão aqui e cante para Jesus". Aquilo me deu uma segurança tão grande que nunca mais me esqueci. Até hoje, quando subo em um lugar para cantar e me deparo com uma multidão de pessoas, às vezes, dá aquele friozinho na barriga, então, fecho meus olhos e penso: "Não importa a multidão, estou cantando para o meu Deus".

Foi aí que você decidiu ser cantora?

As coisas aconteceram de forma muito natural. Meu pai, por ser musico, investiu muito na minha vida. Ele sempre cobrava muito minha afinação.

Você estudou música?

Estudei piano quando tinha 10 anos.

Depois dessa apresentação quando tinha cinco anos, quando decidiu ser cantora?
Comecei a acompanhar meu pai, que já cantava na igreja e cuidava da equipe de música. Então, me apaixonei. Quando tinha 12 anos, me batizei e decidi cantar verdadeiramente. Com 14 anos gravei minha primeira música solo, mas foi só uma música, não tinha um CD.

Quando veio o primeiro CD?
Eu tinha 17 para 18 anos, foi o "Sem limites". Antes, gravei "Consagração", que foi a música que cantei no programa da Xuxa. Essa música foi um estouro no Brasil todo.

Hoje, sua música está na novela Duas Caras. Como foi quando descobriu que sua música estaria na novela?

Foi surpresa. Gravei essa música há seis anos. A direção da novela contou a história do personagem e falou que a música encaixaria com o que ia acontecer. Tudo isso é algo profundo de Deus! Não é simplesmente uma música numa novela... Hoje, estou vivendo um momento lindo na minha vida. Promessas de Deus estão se cumprindo e essas canções que o Senhor confiou a mim estão sendo ministradas aos corações de irmãos dentro das igrejas, abençoando e fortalecendo. Mas o desejo dos nossos corações é que não fique só dentro das igrejas, mas que possa atingir a todos! As pessoas estão clamando, sedentas pela Palavra de Deus!

O que achou do convite?

Fiquei feliz, pois é uma oportunidade ímpar para que as pessoas entendam que existe uma solução. Existem muitas situações em nossas vidas que nos aprisionam e não conseguimos nos livrar delas. O fato da música estar na novela é um oportunidade das pessoas ouvirem uma letra que pode despertar nelas um sentimento de que existe uma pessoa, chamada Jesus, que pode fazer da vida delas uma vida diferente.

Você tem desejo de ter mais filhos?

Tenho. Mais um, uma menininha. O Nicolas já está com cinco anos e não quero esperar muito para não dar uma diferença muito grande.

Hoje, qual seu maior sonho?

Quero ter um trabalho específico com crianças carentes e, talvez, uma escola de música. Tirá-las da rua, trabalhar com música e dar uma oportunidade de vida para elas.

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Comentários

Elliz Rocha disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Elliz Rocha disse…
Linda matéria, parabéns. A aline tem sido uma bênção em minha vida. Minha filha de 1 ano assiste e se alegra com as músicas que ela canta. Espero um dia poder conhecê-la. Que Deus continue abençoando-a.
leicy morany disse…
Eu amo Aline Barros...seus hinos me encantam,tenho várias fotos suas no meu celular,tenho vários CDs e DVDs...seu exemplo de fé é fonte de inspiração para minha vida espiritual.Te desejo fé,esperança e confiança em Deus...da sua fã;LEICY MORANY

Postagens mais visitadas deste blog

Eu te abençôo em nome de Jesus

REINAR É SEU DEVER